A 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense – Olesc, levou mais de quatro mil atletas de até 16 anos, de 99 municípios catarinenses até Florianópolis, entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro.
Sombrio foi um dos municípios participantes, com delegações de xadrez e handebol feminino. Para chegar à Olesc, as equipes passaram por uma árdua e competitiva seleção, até estarem entre as melhores equipes do estado de Santa Catarina para participar.
Sombrio participou da Olesc pela segunda vez, tanto no handebol feminino quanto no xadrez.
As competições entre os municípios e modalidades foram realizadas por sorteio e Sombrio, enfrentou equipes de peso no handebol, como Palma Sola, 14 vezes campeão da Olesc, Jaraguá do Sul, que participou das semifinais, e Florianópolis, time do capital e grande anfitrião das Olimpíadas.
Sombrio ficou em 13º lugar e tem deixado seu nome cada vez mais forte nas competições. Para participar da Olesc, o handebol feminino enfrentou grandes equipes, ficando em 3º lugar na Regional Sul.
Já o xadrez, não passou por eliminatórias regionais, mas também enfrentou desafios como a forte equipe de Blumenau, a campeã na modalidade. Sombrio ficou em 10º lugar
Agora, os atletas sombrienses do xadrez, handebol e outras modalidades se preparam intensamente para a 51ª edição dos Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá – Jerva e para os 13º Jogos Escolares Paradesportivos da Região do Vale do Araranguá – Parajerva, que serão realizadas em São João do Sul, entre os dias 6 e 15 de outubro.