Em final polemica, a equipe do Santa Cruz do bairro Mato Alto, conquistou o titulo do campeonato municipal de Araranguá, edição 2024 taça João Abilio Pereira. Por coincidência, a equipe ganhou do Sport também do bairro Mato Alto, outra coincidência os dois times dos dois irmãos Marcelo e Ivan Mandelli, e se um fez a festa de campeão no Bar Esporte, o outro também fez a sua festa de vice campeão também no Bar Esporte.
A final contou com um bom publico na Arena Municipal, e contou com um pouco de tudo, os auxiliares do confronto são irmão gêmeos, os dois comandantes das duas equipes finalistas, são irmãos, com três pênaltis batidos pelo mesmo jogador e três pênaltis defendidos pelo mesmo goleiro. A final teve gol aos 54 minutos, e contou com três pênaltis perdidos de um único atleta e defendido pelo mesmo goleiro.
A partida
As duas equipes buscaram o gol, buscaram o título, e foi em um lance que o Sport abriu o marcador ainda no primeiro tempo com Luan Pirulito. Após o gol, o Santa Cruz tentou empatar de todas as maneiras. A equipe do Santa Cruz, praticamente atacou o tempo todo depois do gol tomado, e o Sport jogava só nos contra ataques. Não segundo tempo, com as modificações do treinador Anderson, o time do Santa Cruz cresceu ainda mais na partida e buscou sempre o empate, mais em dois lances o goleiro Blak se destacou, salvando duas vezes nos pés de Eder Pacau e Luiz Henrique. O árbitro deu 10 minutos de acréscimos, e aos 54 minutos Felipe Irineu invadiu a grande área e colocou a bola no ângulo empatando a partida e levando o jogo para as penalidades máximas.
Pênaltis
A polemica veio nas penalidades máximas, quando o jogador Eder Pacau, cobrou quatro vezes o pênalti, sendo que nas três primeiras o goleiro Alexandre Blak defendeu, mais o auxiliar mandou voltar as três, onde alegou que o goleiro Black se adiantou em todas as três cobranças defendidas, comissão técnica e jogadores do Sport reclamaram bastante com a arbitragem, se de um lado o Sport reclamou que o auxiliar mandou voltar três cobranças, o Santa Cruz também reclamou que o goleiro Blak deveria de tomar cartão amarelo e até ser expulso por infração. Tirando essas polemicas, o jogador Eder Pacau cobrou a quarta cobrança e ai converteu, mais por muito pouco blak quase que defendeu também a quarta, ai restaria saber se o auxiliar iria novamente voltar.
Destaques da final
Um dos destaques foi o predestinado Felipe Irineu, que saiu do banco de reservas, anotou o gol de empate faltando um minuto para acabar a partida, e ainda de quebra fechou as penalidades máximas, batendo o ultimo pênalti, convertendo e dando o titulo ao Santa Cruz. Destaque também para o goleiro Blak, que além da polemica dos três pênaltis, mais ele fez as defesas e fez duas defesas milagrosas dos pés de Eder e do Luiz Henrique, onde o Santa cruz poderia ter já saído com a vitória no tempo normal.
Ao final foram entregues as premiações, e foi prestada a homenagem e entregue um troféu para o filho do saudoso Joao Abilio Pereira que levou o nome da taça. O Santa Cruz ao final comemorou o título juntamente com a sua torcida.