Sábado foi dia de final, pelo regional da LAVM, foi dia de conhecer o campeão da competição 2023. Em campo, RB Palhoça de Morrinhos do Sul, do Rio Grande do Sul, e Novo Paraíso de Meleiro, Santa Catarina. A final que seria realizada no ultimo dia (18), e foi transferida em decorrência das chuvas, foi realizada neste sábado (25). Em campo dois times que buscavam o título pela primeira vez. O time do RS, chegou pela primeira vez na final, já o Novo Paraíso depois de duas vezes vice, em 2021 perdeu a final para o Centro Maracajá e depois em 2022 perdeu a final para o Paranaense de Turvo, enfim chegou ao título.
O gol do titulo do time de Meleiro, veio dos pés do meia Henrique, em jogada realizada pelo atacante Jairo Balotelloi, ele chutou e Diegão ficou com a bola e ela sobrou para Henrique estufar as redes do goleiro do Palhoça e sair para o abraço. Depois do gol, era só administrar e soltar o grito de campeão.
O time do treinador Fabio Antunes e do presidente Douglas Antunes, veio com a taça comemorando até Meleiro, onde a festa se estendeu durante hora atravessando a noite meleirense.
Campanha
1º Fase
Bonsucesso 2 x 7 Novo Paraíso
Novo Paraíso 0 x 2 RB Palhoça
Novo Paraíso 1 x 0 Guarani
Quartas finais
Novo Paraíso 3 x 2 Coruja
Semifinais
Novo Paraíso 2 x 0 SE São João
SE São João 1 x 1 Novo Paraíso
Final
Novo Paraíso 0 x 0 RB Palhoça
RB Palhoça 0 x 1 Novo Paraíso
A partida contou com a arbitragem do arbitro da CBF, Jean Pierri Gonçalves Lima.