O mais solitário dos jogadores de futebol dentro de campo, o goleiro, tem um dia dedicado à posição: 26 de abril. A data é uma homenagem a todos os paredões do futebol, seja eles no profissional, como também no amador. Além dos goleiros, também o dia é comemorado pelas goleiras do futebol feminino. Maciel Esportes, trás alguns destaques dos goleiros que fizeram história, conquistaram títulos no futebol profissional, e representaram bem a cidade, região e o sul de Santa Catarina. Os paredões tem em seus currículos, defesas marcantes, defesas que até mesmo nem eles acreditaram ter feito, defesas que valeu títulos e defesas que valeu aplausos do torcedor.
Tem os goleiros que se destacaram no profissional, os que jogaram futebol de campo 11, e também tem os destaques do futebol amador, aquele que é destaque na trave grande de futebol 11, e tem também os destaques do futebol amador futebol 7. Enfim, todos reconhecidos como paredões, uma profissão que muitos não querem ter, muitos até brincam, quando meu filho crescer, ele será jogador de linha, menos goleiro, pois na gíria entre os boleiros, o goleiro é o que mais sofre, e todos sabem que vida de goleiro não é para qualquer um, um dia esta no céu e outro esta no inferno, pois faz 10 defesas importantes, defesas que valem estatua, mais se falhar em apenas uma, já é crucificado.
O maior destaque entre os goleiros da cidade de Araranguá, é Fabiano Borges, o Bico como é conhecido pelo seu apelido, começou a jogar no gol, após um campeonato Moleque Bom de Bola, naquele tempo, Fabiano, ainda jogava na linha, mais foi ali através desta competição, que chamou a atenção do Criciúma Esporte Clube. O goleiro araranguaense, morador do bairro Coloninha, filho de Jorge e Lila, com seu jeito simples, humilde e de defesas marcantes, onde muitos não acreditavam e falavam que para goleiro era muito baixo, com seus 1,86 de altura, ele foi conquistando seu espaço no Tigre, desde as categorias de base, até chegar ao profissional. Foi revelado pelo Criciúma/SC, jogou no Vasco da Gama, no Vila Nova-GO, Bahia, Joinville, Marília, América de Natal, Esportivo, Potengi, Marcilio Dias, entre outros clubes. Uma das suas maiores conquistas, foi o Brasileiro da série B e acesso a série A. Fabiano naquela época de destaque, foi pretendido por Grêmio, Internacional, tantos outros clubes, foi para o Vasco que tinha no elenco, e passou a ser companheiro de clube, nada mais nada menos que Baixinho Romario. Hoje com 46 anos Fabiano é preparador de goleiros do Criciúma EC.
Títulos
Campeão Catarinense: 1998
Campeão Catarinense: 2005
Campeão Brasileiro Serie B: 2002
Campeão Brasileiro Série C: 2006
Taça Rio: 2004
Acesso a Serie B de 2008 ficando em 3º lugar série C
Copa Santa Catarina: 2009
Entre outros tantos campeonatos amadores disputados, após encerrar a carreira.
Outros destaques da cidade e que até hoje mora na cidade, é o goleiro Valcir, hoje pastor, e que é morador da cidade. Valcir foi destaque no Araranguá Esporte Clube, o AEC. Valcir foi o destaque e protagonista, da maior conquista do AEC, enquanto foi profissional, foi dele a defesa, que deu o titulo ao mais querido do sul, no ano de 1991, quando ele defendeu um pênalti do Figueirense em pleno Orlando Scarpelli, nas cobranças de pênaltis, ele de um lado e o lendário Mazaroppi naquela época goleiro do Figueirense, de outro. Valcir ainda foi campeão da Copa Santa Catarina de 1992, e defendeu as cores do Figueirense, Criciúma, entre outros times.
Nivaldo da Chapecoense começou no AEC
Nivaldo, o José Nivaldo Martins Constante, ou Zé Nivaleo, como era conhecido na época de AEC, goleiro que entrou para a história da Chapecoense, nasceu no dia 19 de março de 1974, de Praia Grande.
Iniciou sua carreira no modesto Araranguá Esporte Clube, em 1995, o AEC. Porém, no ano seguinte, a equipe do AEC, fechou as portas e Nivaldo ficou desempregado. Mas ele não desistiu e continuou atuando em torneios regionais e de praia até arranjar uma vaga na terceira divisão do estadual do Rio Grande do Sul. Foram duas temporadas em um futebol parecido com o da várzea, até que chegar em 1998 ao Guarani de Venâncio Aires.
Após isso, passou a perambular por clubes do Nordeste e só retornou quando fechou com o Esportivo de Bento Gonçalves em dezembro de 2000, onde ficou por seis anos. Foi bem no time, mas como não havia calendário para o segundo semestre de 2006, acabou aceitando o convite de seu ex-técnico Guilherme Macuglia e no dia 11 de abril de 2006 assinou com a Chapecoense.
E nesta época, a Chapecoense passava por um momento muito crítico. Nivaldo, com 32 anos, viu a equipe quase mudar de nome para fugir das dívidas. Contudo, além de ver, ele vivenciou uma ascensão inesperada do clube, tendo passado por todas as séries do Campeonato Brasileiro com o time e, no dia 30 de novembro de 2014 fazer sua estreia na elite do futebol brasileiro. Isso aos 40 anos. E durante o tempo em que defendeu a Chape, Nivaldo foi campeão da Copa Santa Catarina de 2006 e do Campeonato Catarinense de 2007, 2011 e 2016.
Fez parte do elenco campeão da Copa Sul-Americana de 2016, que em 29 de novembro de 2016, no maior acidente aéreo envolvendo uma delegação esportiva, o avião caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. A final seria disputada contra o Atlético Nacional, que após o desastre, abriu mão do título.
Beto Ilafont
Outro goleiro de destaque não só da nossa cidade, mais da nossa região, foi Beto Illafont, goleiro que hoje mora no município do Balneário Arroio do Silva. Beto, foi goleiro do AEC também na década de 1990, começou nas categorias de base do Grêmio, no mesmo ano de Danrlei e companhia, foi daquela safra que o Grêmio tinha bons goleiros, ainda jogou no Criciúma, entre outros clubes. Depois de encerrar a carreira, conquistou todos os títulos possíveis no futebol amador. Hoje tem sua empresa no Balneário Arroio do Silva.
Outros goleiros que fizeram parte do AEC e que fizeram sucesso por aqui, foi o Hilton que foi campeão catarinense da série B, daquele timaço de 1988, depois até se aposentou e virou preparador de goleiros do time. Outro que fez sucesso foi o goleiro Volnei, o Volneizão que por aqui fez sucesso no ano de 1992, inmemoriam, hoje seu filho, Felipe Bolinha, joga futebol amador, herdou a paixão pelo gol do seu pai. Bolinha continua morando na cidade e hoje é Policial Militar. Bilnho e Palha, também passaram pelo AEC e vestiram a camisa do mais querido do sul, assim como tantos outros goleiros que passaram e vestiram a camisa amarela e azul.
Roni Sander
Destacamos também o ex goleiro e hoje arbitro, Roni Sander Concenço, goleiro que se destacou com a camisa do Criciúma EC, mais que deixou o futebol cedo, jogou amador e hoje continua morando em Araranguá. Ele jogou na mesma época que o outro goleiro araranguaense Fabiano Borges no Criciúma. Jogou além de catarinense, copa do Brasil e ainda Brasileirão.
Sergio Rios
Outro que teve destaque e que mora na região, hoje, é morador do Balneário Arroio do Silva, é Sergio Rios, goleiro que fez sua história no Internacional RS, na época de 1970, mesmo com sua estatura baixa, era considerado um dos melhores goleiros da época. Passou por Esportivo RS, entre outros clubes. Hoje treina e prepara goleiros para o futuro e de vez em quando bate aquela bola.
Amador
Além dos que passaram e foram profissionais, com destaque. Também destacamos alguns goleiros do futebol amador, seja ele no futebol 11 ou no futebol 7. Claro que é difícil citar todos os bons goleiros da cidade e de toda região, mais selecionamos alguns, e através deles, homenageamos todos os goleiros.
Destacamos um dos maiores goleiros do futebol amador, um dos que mais conquistou títulos, ou seja, quase todos títulos possíveis, na região de Araranguá, Criciúma e outras regiões. O goleiro Agilson, o Ati, considerado um dos maiores goleiros do futebol amador, por onde passou, conquistou títulos, e deixou o seu nome. Hoje é presidente do Coloniense, time que também conquistou muitos títulos.
Outros goleiros, de maios destaque e os melhores do futebol amador, Passarela, goleiro do Metropolitano, com passagens no profissional, goleiro é considerado o maior, e por onde passou conquistou as taças de campeão. Pedro Paulo, outro monstro de baixo das traves, passou por profissional, jogou em vários clubes, sempre se identificou com o Caravaggio, hoje é goleiro do Içara. Outro monstro, é o Júlio Cezar que se destacou no profissional, mais que no amador, conquistou tudo que tinha direito, sem contar que é um eximo pegador de pênaltis, o verdadeiro terror dos cobradores de pênaltis. Coca, goleiro esse jovem, que vem se destacando e provavelmente será um dos melhores do amador.
Ramon Babão e Betão
Esses dois é uma história de amizade, amor, de companheirismo. Betão o saudoso Betão In-memoriam. Goleiro que passou por vários times do futebol amador, principalmente destaque na região de Criciúma. Com sua trajetória, com seu futebol, despertou a atenção do seu irmão Ramon Babão, que hoje é um dos melhores e destaque do futebol amador. Ramon se inspira no seu irmão Betão, a quem o deixou a uns anos atras, e por onde vai, leva seu irmão no coração. Eles são destaques não só por ser goleiro, mais de uma humildade incrível, de pela amizade que tinha, além de ser irmãos. Em uma foto que trouxemos em nossa página, da para ver o companheirismo e amizade, dos dois, onde os dois se enfrentaram dentro das quatro linhas, e ao passarem um pelo outro, aquele abraço de irmão.
Futebol 7
Hoje no futebol Society, no futebol 7, são vários goleiros fazendo defesas magistrais, mais trouxemos dois para homenagear todos os paredões do futebol 7. Trouxemos um dos maiores destaques do futebol 7. Lucas Martins, o índio, é sem sombra de dúvidas um dos melhores goleiros do futebol 7, goleiro de muita técnica, rapidez e agilidade, faz defesas incríveis que nem ele as vezes nem acredita. Outro goleiro do futebol 7, Douglas Vargas de Oliveira, vem se destacando na região de Araranguá, e também campeonatos de Sombrio, hoje faz parte do time da Família Teixeira, goleiro de uma elasticidade e agilidade incrível. Vagner, goleiro de baixa estatura, mais que se destaca por sua visão e defesas milagrosas, goleiro de muita personalidade e que se transforma de baixo das traves do futebol 7. Além desses tem Jonathan de São João do Sul, Leo e ainda Zuchinalli.
A Maciel Esportes, deseja a todos estes paredões aqui citados e a todos que de uma forma ou de outra vem se destacando como goleiro, parabéns pelo seu dia, o dia do goleiro, o dia do arqueiro. Queremos aqui que todos façam defesas magistrais e que todos de uma forma ou de outra, contribuem e conquistem títulos por suas equipes. Aqueles que ainda estão jogando, aqueles que já se aposentaram, aqueles que já partiram, feliz dia do goleiro.