ONDE O ESPORTE ACONTECE!

Criciúma se junta a outros três clubes por reconhecimento de título da ‘Série B’ de 1986

criciuma 86
Facebook
WhatsApp

Clique no anúncio e aproveite a promoção.

Criciúma se junta a outros três clubes por reconhecimento de título da ‘Série B’ de 1986

 

 

 

 

O Criciúma quer o reconhecimento de mais um título nacional em sua história. O time carvoeiro se juntou ao Treze (PB) e Central (PE) para pedir para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a divisão do título do Torneio Paralelo de 1986. Na interpretação dos clubes, a competição daquele ano equivalia a atual Série B do Campeonato Brasileiro. O Inter de Limeira (SP) também se beneficiaria com a possível homologação por parte da CBF, dividindo a taça com as outras três equipes.

 

 

 

Recentemente a CBF reconheceu o Atlético-MG como campeão do torneio Campeão dos Campeões de 1937. O Galo argumentou que a disputa, na época, era considerada a competição nacional de futebol do país. A tentativa bem-sucedida do time mineiro foi o que motivou o Treze a liderar um pedido para ser declarado campeão de 86, recebendo apoio dos outros três clubes que seriam beneficiados.

 

 

 

 

A informação de que o Criciúma buscará o novo título foi confirmada na tarde desta terça-feira, dia 5, pelo diretor de Relações Internacionais do Criciúma, Rodolfo Moretti. “O Criciúma foi procurado para se juntar nesta pretensão e a diretoria entendeu que o Criciúma não poderia ser prejudicado, ficando de fora de uma eventual aclamação. Vamos, sim, requerer o reconhecimento e a homologação do título da Série B de 86”, disse Moretti.

 

 

 

O Torneio Paralelo de 86

A competição considerada pelos clubes que querem o reconhecimento do título como a Série B do Campeonato Brasileiro de 1986 foi disputada por 36 clubes. Os times, divididos em quatro grupos, disputaram se enfrentaram dentro de suas respectivas chaves em turno único e os quatro melhores de cada grupo (Treze, Central, Criciúma e Inter de Limeira) conquistaram o acesso para Séria A, entrando na segunda fase da elite do futebol nacional.

 

 

 

“Por mais que os grupos pertencessem a um só campeonato, que era o Campeonato Brasileiro, eram equivalentes a uma segunda divisão ou Torneio Paralelo, como era chamado. O regulamento não previa critérios de desempate para a declaração de um campeão, a divisão de acesso ficou sem um vencedor reconhecido desde então”, frisou o diretor de Relações Internacionais do Criciúma.

 

 

 

O requerimento do Criciúma será encaminhado para a Federação Catarinense de Futebol (FCF) para que o presidente da federação, Rubens Angelotti, leve o pedido até Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF. Treze, Central e Inter de Limeira também acionarão as suas federações.

 

“Os quatro clubes também vão assinar juntos uma carta de solicitação pelo reconhecimento e homologação. Esperamos que a CBF assim o faça. Não haverá nenhuma interferência no ranking da CBF, visto que a pontuação é contabilizada apenas nos últimos cinco anos. Seria um registro histórico de um feito considerável a época.

Logo Etees Sports
logotipo-interliga-internet-fibraoptica