O Criciúma tentou virar a chave da fase ruim da Série B do Campeonato Brasileiro para encarar o Red Bull Bragantino pela terceira fase da Copa do Brasil. Mas só tentou, pois foi amassado pelo Massa Bruta na noite desta quinta-feira, dia 22, no estádio municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. O Tigre foi derrotado pelo placar de 6 a 0, com gols de Eduardo Sasha, Borbas (duas vezes) e Lucas Barbosa (três vezes). O Tigre havia vencido o primeiro jogo do confronto, com isso, a soma dos dois jogos ficou em 6 a 1.
Com o resultado, o Criciúma foi eliminado da competição nacional. Enquanto o Bragantino avançou para as oitavas de final e receberá R$ 3.638.250 pela classificação. O Tigre volta ao campo na próxima segunda-feira, dia 26, às 19 horas, diante do Coritiba, no estádio Heriberto Hülse, pela Série B. Enquanto o Massa Bruta enfrenta o Juventude, pela 10ª rodada da Série A, na segunda-feira, às 20 horas, no estádio Cícero de Souza Marques.
O Bragantino iniciou a partida pressionando a equipe carvoeira e, logo aos 2 minutos, teve a primeira chance. Após bola alçada na área, Morelli mandou para a linha de fundo e cedeu o primeiro escanteio para o time mandante. O Massa Bruta fez uma jogada ensaiada, Matheus Fernandes recebeu fora da área e arriscou o chute. O goleiro Kauã se atirou e acompanhou a saída da bola pela linha de fundo.
A pressão mandante fez valer a pena aos 7. Após cabeçada na entrada da área, a bola sobrou para Eduardo Sasha. Kauã saiu do gol, errou o bote e acabou acertando um soco no atacante adversário. Pênalti marcado e convertido pelo próprio Sasha, que cobrou no canto esquerdo, por baixo do goleiro carvoeiro.
Eduardo Sasha cobrando o primeiro pênaltio. (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)
O primeiro chute ao gol do Criciúma foi aos 14, com Juninho. O meia carvoeiro recebeu no lado direito, limpou o zagueiro e de fora da área arriscou o chute colocado, mas passou longe da meta de Cleiton.
Mais um pênalti…
Aos 18, o Bragantino teve mais um pênalti a seu favor. Após bola alçada na área, Hurtado cabeceou e a bola bateu na mão do zagueiro Benevenuto e o árbitro assinalou o pênalti. Desta vez, o batedor foi Lucas Barbosa, que cobrou no lado esquerdo e ampliou o marcador.
O Tigre voltou ao ataque aos 23. Marcinho alçou bola na área, mas a defesa adversária conseguiu afastar o perigo. Quatro minutos depois, Juninho Capixaba errou o passe e entregou a bola no pé de Juninho, que driblou o zagueiro e tocou rasteiro para Diego Gonçalves, que arriscou o chute e o goleiro Cleiton espalmou, evitando o gol carvoeiro.
Diego Gonçalves arriscando um chute no primeiro tempo. (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.)
A primeira substituição do Criciúma aconteceu aos 29 minutos do primeiro tempo. O técnico Eduardo Baptista mandou o atacante João Carlos para o jogo e sacou o zagueiro Marcelo Benevenuto.
A equipe mandante teve mais uma chance de ampliar o marcador com Vinicinho. O atacante arrancou pela esquerda, cortou o marcador e chutou no canto do goleiro Kauã, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Criciúma respondeu no lance seguinte. Após troca de passes pela esquerda, a bola sobrou para Neto Pessoa. O atacante tirou do zagueiro e bateu rasteiro, porém longe do gol.
Segundo tempo
O Criciúma voltou com duas mexidas para a segunda etapa. Saíram o meia Juninho e o atacante Neto Pessoa e entraram o lateral-esquerdo Heitor Roca e o atacante Sassá.
A primeira oportunidade da etapa final foi dos mandantes. Thiago Borbas arrancou pela esquerda, entrou na área, deixou Rodrigo para trás e bateu na saída do goleiro Kauã, que desviou para linha de fundo.
Massa Bruta amplia
A equipe carvoeira até tentou voltar diferente para o segundo tempo, tanto na escalação, como no esquema tático, mas quem balançou as redes foi o Bragantino. Aos 7, Jhon Jhon cobrou escanteio no meio da área e Lucas Barbosa subiu mais do que a zaga para cabecear pro fundo do gol, ampliando o marcador.
Minutos depois, o lateral Juninho Capixaba avançou ao ataque, cortou para o meio e arriscou o chute, entretanto, a bola saiu pela linha de fundo.
Goleada
O Bragantino colocou o Criciúma na roda e fez um gol após a bola passar no pé de todo mundo. A jogada iniciou pela esquerda, rodou, rodou, até que Jhon Jhon entrou na área e tocou rasteiro para Borbas, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol.
Após sofrer quatro gols, o técnico Eduardo Baptista voltou a mexer na equipe. Deixou o gramado o volante Morelli para a entrada de Zé Gabriel.
Mais um..
Lucas Barbosa marcou o seu terceiro gol aos 22. Laquintana foi ao ataque pelo lado direito e alçou na área para Lucas Barbosa, que subiu novamente mais alto que a defesa carvoeira e cabeceou para o fundo do gol.
Lucas Barbosa comemorando o terceiro gol. (Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)
O Criciúma fez mais uma substituição aos 25. Saiu o lateral-direito Marcinho para a entrada de Yan Souto.
Aos 27, o Bragantino chegou novamente com perigo. Laquintana arrancou pela direita e chutou rasteiro e cruzado, mas o goleiro Kauã fez a defesa.
O Massa Bruta voltou a atacar o Criciúma. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Laquintana, que arriscou o chute de dentro da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Virou passeio..
O Bragantino voltou a marcar aos 42. Fabinho lançou Borbas, que sem chances para o Kauã empurrou a bola para o fundo do gol e deu números finais a partida.
Ficha técnica para Red Bull Bragantino 6 x 0 Criciúma
Red Bull Bragantino: Cleiton; Andres Hurtado, Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba; Gabriel (Fabinho), Matheus Fernandes e Jhon Jhon (Athyrson); Lucas Barbosa, Vinicinho (Laquintana) e Eduardo Sasha (Thiago Borbas).
Técnico: Fernando Seabra
Criciúma: Kauã; Rodrigo, Luciano Castán e Benevenuto (João Carlos); Marcinho (Yan Souto), Matheus Trindade, Morelli (Zé Gabriel), Juninho (Heitor Roca) e Marcelo Hermes; Diego Gonçalves e Neto Pessoa (Sassá).
Técnico: Eduardo Baptista.