É com grande sentimento de tristeza que presenciamos atletas, torcedores e outros, partir para cima da arbitragem, com agressões físicas ou verbais. Precisamos lembrar que o esporte é um instrumento de inclusão e interação social, onde o respeito, a tolerância e a educação são seus pilares. Nada justifica um ato de agressão!
Só quem atua na arbitragem sabe dos desafios encontrados em cada partida de futebol. São ofensas e ameaças de todos os tipos, e nesta última semana, além das ofensas e ameaças proferidas, ocorreu a agressão física em três vezes, sendo duas em Araranguá e uma em Criciúma.
A importância de árbitros e árbitras em competições esportivas é fundamental, que dispõem de seus tempos, muitas vezes deixando de conviver com seus familiares, para colaborar com o sucesso dos eventos.
Nos solidarizamos com a equipe de arbitragem e seus familiares, desejando força e coragem para superar o ocorrido. Colocando-se a disposição para colaborar, dentro do possível, para resolução deste lamentável acontecimento e para futuras ações no sentido de promovermos o esporte, com justiça e segurança para todos os envolvidos.
“A Maciel Esportes, reitera a toda sociedade, que repudia e não compactua com qualquer ato de violência. Nossa equipe de organização e trabalho de competições esportivas, nos orgulhamos de nossa história, que sempre foi pautada no respeito e no bom senso. A Maciel Esportes, se coloca a disposição das autoridades, no sentido de apurar e punir ações que não condizem com o decoro esperado que andam ocorrendo nas competições, sendo que somos sim a favor de punir os envolvidos, em todas competições esportivas, ou seja, unificar todas. E Lembrando que a Maciel Esportes segue o código desportivo da AMESC, sendo que todas as punições são conduzidas pelo quadro de justiça disciplinar onde todos os casos, são julgados na cidade de São João do Sul, e todos atletas que assim punidos em nossas competições, eles estão punidos também em competições da região da AMESC, conforme diz o código”