O Criciúma faz a sua estreia na Copa do Brasil 2025. O Tigre enfrenta o Operário do Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (25/02), às 20 horas (horário de Brasília), no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande (MS). O confronto único não possui vantagem do empate para o melhor ranqueado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em caso de igualdade no placar, a vaga na segunda fase será disputado nas penalidades.
A equipe comandada pelo técnico Zé Ricardo chegou na capital sul-mato-grossense no início da tarde desta segunda-feira (24/02). O elenco fez o seu último treino preparatório ainda no período da tarde no CT do Futebol Clube Pantanal.
Os carvoeiros, que garantiram a vaga na Copa do Brasil deste ano ao serem finalistas do Campeonato Catarinense de 2024, quando conquistaram o bicampeão estadual, são os grandes campeões da competição nacional de 1991. Na final contra o Grêmio, o Criciúma empatou em 1 a 1 em Porto Alegre e levantou a taça com o empate sem gols no Heriberto Hülse.
CBF MUDA O REGULAMENTO
Até 2024, as equipes com melhor ranking na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) jogavam fora de casa e possuíam a vantagem do empate. A regra existiu nas últimas oito edições do torneio. As duas primeiras partidas da Copa do Brasil são disputadas em jogo único e, a partir de 2025, ambas serão decididas em cobranças de pênaltis, em caso de empate. A partir da terceira fase, os confrontos serão de ida e volta.
1ª fase: jogo único na casa do time de pior ranking; decisão nos pênaltis em caso de empate.
2ª fase: jogo único com mando de campo em chaveamento previsto no regulamento; decisão nos pênaltis em caso de empate.
3ª à 7ª fases: confrontos definidos em sorteio, com jogos em ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, decisão nos pênaltis.