Cinco atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) conquistaram medalhas e dois se classificaram para o Meeting Interestadual, que acontecerá de 3 a 5 de novembro, em Itajaí. Os atletas que fazem parte do programa social +Esporte +Futuro conquistaram as medalhas e a vaga após participarem do Campeonato Regional Leste, em Piçarras, na última semana. Ao todo, o evento contou com a participação de sete atletas criciumenses de 9 a 14 anos, nos naipes feminino e masculino
O aluno Eric Buonaugurio conquistou a medalha de ouro e a atleta Mariana Boff a medalha de prata, garantindo a classificação. Já os alunos Alice Bof, Izabel Mendes e Uriel Mota ficaram em 3º lugar. Eles terão, agora, mais uma chance de conquistar a vaga para o Meeting, disputando, no dia 7 de outubro, o Troféu Santa Catarina para Menores, no município de Itapema.
“Os resultados do torneio comprovaram a seriedade que os alunos são tratados dentro do programa. Os resultados ficaram dentro da nossa expectativa, pois quando pensamos em levá-los para as competições, buscamos ver se todos estão preparados para competir. Nós acompanhamos eles e sabemos da capacidade de cada um dos atletas”, contou o professor de judô do programa +Esporte +Futuro da FME de Criciúma, Marcio Roberto Silva.
Para a mãe do aluno Davi da Silva, de 13 anos, a modalidade reserva um futuro brilhante para o filho, que começou a treinar há três meses. “Eu entrego o meu tesouro nas mãos de um mestre qualificado toda semana, que incentiva e está sempre presente. Eu vejo meu filho daqui alguns anos como um homem que segue a disciplina, determinado em todos os sentidos, graças ao judô que proporciona o desenvolvimento de metas”, comentou.
As aulas de judô ocorrem duas vezes por semana, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi. “Oferecemos uma estrutura adequada para o desenvolvimento da modalidade, pensando, sempre, no crescimento de cada um dos atletas. Sabemos que o esporte está presente na vida deles desde pequenos e isso influência na evolução, não só esportiva, mas escolar e pessoal”, apontou o presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni.
Para o coordenador do programa +Esporte +Futuro, Edeclir Vicente Junior, a modalidade de judô é desenvolvida com excelência em Criciúma. “É um projeto consideravelmente novo, mas que demonstra sucesso, pois já levamos atletas em campeonatos que conseguiram evoluir e garantir pódio. Conseguimos observar que a modalidade está representando muito bem o município de Criciúma”, concluiu.
Colaboração: Jatene Macedo/FME