Rebaixado na rodada anterior, o Criciúma se despediu da Série A do Campeonato Brasileiro com uma derrota de 5 a 1, em duelo contra o RB Bragantino, neste domingo, dia 8.
Juninho Capixaba, Vinicinho, Eduardo Sasha, Henry Mosquera e Jhon Jhon marcaram os gols do time da casa. Rodrigo fez para o Tigre. A partida aconteceu no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), e foi válida pela 38ª rodada, que fecha a competição.
O RB Bragantino iniciou melhor a partida com muitas finalizações e encontrando espaço para jogar. Entretanto, a partir do primeiro gol, a equipe deixou o Criciúma crescer no duelo. O Tigre por sua vez, não soube aproveitar as oportunidades de finalização no primeiro tempo e na segunda etapa não conseguiu se desenvolver. Com o resultado, o Bragantino escapa e permanece na primeira divisão do próximo ano e o Athletico-PR está rebaixado.
Partida inicia com gol
O Criciúma iniciou o jogo sofrendo pressão do time adversário. Lincoln demonstrou o perigo com uma bomba que passou por cima da meta do Tigre. Na sequência, uma cobrança de falta colocou a bola nos pés de Juninho Capixaba, que em posição legal, abriu o placar.
Aos 19 minutos, Jhon Jhon cobrou de longe e a bola foi afastada de cabeça por Arthur Caíke. O lance foi para escanteio.
A primeira grande oportunidade do Tigre foi aos 24 minutos. Pedro Rocha recebeu a bola depois de fugir da marcação. Ele ficou na cara do gol, mas acabou perdendo a oportunidade, chutando para fora.
Pelo lado direito, o Bragantino tentou a jogada que acabou com a defesa de Gustavo, enquanto Newton estava caído na grande área. O juiz ia marcar falta para o jogador do Criciúma, mas acabou dando vantagem.
Vinicinho amplia
O Bragantino aproveitou uma falha na marcação e ampliou o placar aos 29 minutos. O meio-campista recebeu a bola cruzada pelo lado direito, e mandou pro fundo da rede.
Criciúma pressiona
Cleiton não tornou as coisas fáceis para o Criciúma. Aos 32 e aos 34 minutos, o Tigre teve oportunidades boas para diminuir e depois igualar o placar. A bomba de Jhonata Robert e a bola cabeceada por Arthur Caíke resultaram em boas defesas do goleiro.
O Tigre continuou insistindo, e aos 38 minutos, Rodrigo diminuiu o placar. O capitão recebeu a bola de escanteio e cabeceou no fundo da rede.
Eduardo Sasha chutou de longe uma bomba nos minutos finais. A bola passou por cima do gol. O time carvoeiro ainda tentou pressionar na reta final, mas sem êxito, com a partida indo para o intervalo com o placar de 2 a 1.
Volta do intervalo com mais gol
As equipes retornaram ao campo sem mudanças, e continuam pressionando. Pelo lado direito, Ronald tentou cruzar mas a bola foi desviada para escanteio.
O Bragantino respondeu com Vinicinho pelo lado esquerdo. A bola ficou com Evangelista que finalizou. A bola foi para escanteio. Na sequência, em outra jogada, Sasha apareceu sem marcação e de cabeça ampliou. A jogada iniciou pelo lado direito e depois foi cruzada por Jhon Jhon.
O Criciúma fez uma alteração tripla com a entrada de Bolasie, Matheusinho e Dudu e saída de Barreto, Jonathan e Pedro Rocha, aos 15 minutos do segundo tempo.
Pênaltis anulados
O Tigre atacou pelo lado direito, e Jhonata Robert caiu dentro da grande área. A princípio o juiz marcou pênalti. Mas depois de ter o lance revisado pelo VAR, mudou de opinião.
Outro pênalti anulado foi na reta final da partida, quando Bolasie finalizou. Na análise do VAR foi possível ver o toque de mão do jogador. Esse lance foi aos 44 minutos.
Mais gols
O Bragantino alterou aos 23 minutos. Tirou Sasha e colocou Henry Mosquera. O atacante só entrou em campo e em sua primeira participação marcou gol. No lance de contra-ataque, pelo lado esquerdo, a bola sobrou para Mosquera que finalizou. Ambos os times ainda mexeram na segunda etapa.
Pelo lado direito, Mosquera deixou a bola para Jhon Jhon, que finalizou, aumentando a vantagem ainda mais diante do time tricolor.
Ficha técnica para Bragantino 5 x 1 Criciúma
Competição: Campeonato Brasileiro da Série A – 38ª rodada
Data: Sábado, dia 8 de dezembro de 2024.
Local: Nabizão, Bragança Paulista, SP
Horário: 16 horas
Gols: Juninho Capixaba (RBB), Vinicinho (RBB), Rodrigo (Cri), Eduardo Sasha (RBB), Henry Mosquera (RBB), Jhon Jhon (RBB).
Cartão amarelo: Vinicinho (RBB), Barreto (Cri), Tobias F. (Cri), Newton (Cri)
Arbitragem: Apita a partida, o árbitro Savio Pereira Sampaio, do Distrito Federal (DF). Ele será auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Lucas Costa Modesto (DF). O árbitro de vídeo será Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-FIFA), que será auxiliado por André da Silva Bitencourt (RS) e Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES). O carioca Rodrigo Pereira Joia (CBF-RJ) atuará como observador de VAR. Já o quarto árbitro será Maguielson Lima Barbosa (DF).
Escalação do Criciúma: Gustavo; Jonathan (Dudu), Rodrigo, Tobias e Hermes; Barreto (Matheusinho), Newton, Ronald e Jhonata Robert (Eliédson) Pedro Rocha (Bolasie) e Arthur Caike (Eduardo Melo).
Técnico: Cláudio Tencati
Escalação do Bragantino: Cleiton; Andres Hurtado, Pedro Henrique, Lucas Cunha e Juninho Capixaba; Jadsom, Lucas Evangelista e Lincoln (Vitinho); John John, Vinicinho (Guilherme Lopes) e Eduardo Sasha (Henry Mosquera).
Técnico: Fernando Seabra