O Criciúma tentou, teve oportunidades, mas parou no goleiro João Ricardo, que em tarde inspirada impediu as chances dos visitantes. O Fortaleza foi efetivo e marcou no segundo tempo com o atacante Moisés, chegando ao 12ª jogo de invencibilidade na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), nesta Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo foi disputado na tarde deste sábado, dia 10, pela 22ª rodada.
Com o resultado, o Fortaleza assumiu a vice-liderança da competição e soma 42 pontos. Já o Tigre se mantém em 12° lugar e continua com 24 pontos. Na próxima rodada, o Criciúma recebe o Vasco no estádio Heriberto Hülse. O confronto acontece no domingo, dia 18, às 16 horas, pela 23ª rodada. Já o Fortaleza visita o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid. O jogo acontece no sábado, dia 17, às 18h30.
Primeiro tempo
O Fortaleza iniciou a partida buscando o ataque e conseguiu concretizar uma jogada logo aos 2 minutos. Após passe de Kayzer, Pikachu recebeu em velocidade, entrou na área e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, foi a vez de Felipe Jonathan arriscar o chute. Após troca de passes pela esquerda, o lateral recebeu e bateu cruzado na meta de Gustavo.
João Ricardo salva o Fortaleza
O Tigre chegou ao ataque pela primeira vez aos 8. Após passe da defesa, Bolasie dominou e tocou para Claudinho, que já ligou para Marquinhos Gabriel. O meia tentou arriscar o chute, mas a bola foi desviada e saiu pela linha de fundo.
Claudinho cobrou o escanteio curto para Trauco, que alçou bola na área e Bolasie subiu mais que a defesa e cabeceou forte para o gol, porém o goleiro João Ricardo espalmou. O Criciúma ficou com o rebote e Allano alçou mais uma bola na área e novamente o camisa 11 do Tigre apareceu na segunda trave para cabecear, porém, foi impedido de abrir o marcador pelo goleiro João Ricardo.
O Fortaleza saiu jogando errado e Allano conseguiu recuperar a bola no campo de ataque. O atleta carvoeiro arrancou pela direita, entretanto, foi parado com falta por Titi. Marcelo Hermes foi para a cobrança, mas a bola explodiu na barreira e saiu pela linha de escanteio. O lateral esquerdo cobrou o escanteio na primeira trave, Allano desviou de cabeça e a bola saiu pela linha de fundo.
Lá e cá..
Após criar chances de gol, o Criciúma quase viu os donos da casa marcarem. Moisés recebeu pela esquerda, tirou a marcação e arriscou o chute, porém Gustavo apenas acompanhou o lance. Um minuto depois, mais uma oportunidade para o Fortaleza. O meia Kervin Andrade recebeu na entrada da área, driblou a zaga carvoeira, pisou na bola e finalizou para fora.
No lance seguinte, Bolasie recebeu pela direita, driblou o marcador, porém foi puxado pela camisa e derrubado. O lateral Trauco alçou na área, a bola foi desviada no primeiro poste e sobrou para Meritão, que tentou chutar e isolou.
O meia Kervin Andrade tentou atacar, mas foi derrubado por Trauco aos 31. O próprio Kervin cobrou a falta, mas a bola explodiu na barreira.
Os donos da casa quase abriram o marcador com Pikachu, que recebeu e chutou, entretanto, mandou por cima da meta tricolor.
Leão do Pici abre o marcador
O Fortaleza precisou de um minuto da etapa final para balançar as redes do Criciúma. Após bola lançada do campo de defesa, Yago Pikachu recebeu pela direita, foi à linha de fundo e fez o cruzamento na medida para Moisés. O atacante apareceu sozinho atrás da zaga tricolor e só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol.
A primeira oportunidade do Criciúma veio aos 8 minutos. Marquinhos Gabriel recebeu no meio campo, tocou para Claudinho, que lançou Allano pela direita. O atacante arrancou para a linha de fundo, mas ao tentar entrar na área, acabou sendo bloqueado por Titi e a bola saiu pela linha de fundo. Marcelo Hermes cobrou o escanteio, entretanto, a arbitragem assinalou falta do ataque carvoeiro.
Aos 14, foi a vez do Fortaleza assustar o Criciúma. Felipe Jonathan arrancou e tabelou com Kayzer, que estava dentro da área e devolveu de primeira. O lateral recebeu e tentou chutar de primeira, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O meia Marquinhos Gabriel recebeu próximo da área no lado direito e achou Meritão na entrada da área. O volante driblou para um lado, cortou para o outro e chutou com efeito, a bola passou muito próximo do poste direito do goleiro João Ricardo.
O Tigre tentou com Allano aos 21. Após arrancada, o atleta tirou a marcação e chutou, a bola desviou e quase enganou o goleiro João Ricardo, que apenas acompanhou a bola sair pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Marcelo Hermes alçou a bola na área, mas a zaga do Fortaleza afastou, porém, a bola sobrou para Trauco, que tocou para Bolasie na entrada da área, que arriscou o chute, mas sem sucesso.
A equipe carvoeira se lançou ao ataque e forneceu o contra-ataque ao Fortaleza. Após jogada pela direita, Pikachu finalizou de cabeça no lado direito e Gustavo espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a defesa do Tigre conseguiu afastar o perigo.
Tigre no ataque
Após lançamento do campo de defesa, Allano recebeu, tirou a marcação, driblou o zagueiro do Fortaleza, entrou na área, porém no momento do cruzamento acabou interceptado pela zaga. O lateral Marcelo Hermes cobrou o escanteio aberto e a defesa do Leão afastou o perigo.
As primeiras substituições do técnico Cláudio Tencati ocorreram aos 30. Deixaram o gramado o atacante Allano e o volante Newton para as entradas do lateral direito Jonathan e do atacante Arthur Caíke, respectivamente.
Depois de inverter o ataque, Marcelo Hermes recebeu pela esquerda, avançou e tentou chutar, mas o goleiro João Ricardo apenas acompanhou o lance.
Aos 38, o Criciúma mexeu mais duas vezes. Saíram do jogo o meia Marquinhos Gabriel e o lateral-esquerdo Trauco. Para a entrada do volante Eliedson e o atacante João Carlos, respectivamente.
O atacante Breno Lopes arrancou pela direita, entrou na área e cruzou para Marinho, que tentou um voleio, mas não conseguiu finalizar e foi bloqueado pela defesa carvoeira.
O Tigre tentou responder com Bolasie, aos 45. O atacante recebeu na entrada da área e chutou, entretanto, o goleiro João Ricardo apenas acompanhou.
No último lance do confronto, Pikachu arrancou pela esquerda, porém foi parado com falta por Marcelo Hermes. O atacante Marinho cobrou direto e Gustavo espalmou para o lado e o juiz apitou o fim do jogo.
Ficha técnica para Fortaleza 1 x 0 Criciúma
Competição: Campeonato Brasileiro, 22ª rodada.
Data: Sábado, dia 10 de agosto.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Horário: 16 horas.
Público: 40.311 torcedores.
Renda: R$ 620.473,00.
Arbitragem: O árbitro Kleber Ariel Gonçalves da Silva, do Paraná, apitou a partida. Ele foi auxiliado por Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos, ambos também do Paraná. O árbitro de vídeo foi Rodolpho Toski Marques, auxiliado por Marcus Vinicius Gomes e Bruno Arleu de Araújo.
Cartão amarelo: Titi (13’1’T), Lucas Sasha (24’2’T) (FOR); Trauco (43’1’T), Marquinhos Gabriel (30’2’T), Arthur Kaíke (48’2’T). Marcelo Hermes (49’2’T)(CRI).
Gols: Moisés (1’2’T) (FOR).
Fortaleza: João Ricardo; Britez, Kuscevic, Titi e Felipe Jonathan (Bruno Pacheco); Lucas Sasha (Pedro Augusto), Matheus Rossetto; Yago Pikachu, Kervin Andrade (Pochettino) e Moisés (Breno Lopes); Renato Kayzer (Marinho).
Técnico: Vojvoda.
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Ángel e Trauco (João Carlos); Newton (Arthur Kaíke), Higor Meritão, Marcelo Hermes e Marquinhos Gabriel (Eliedson); Allano (Jonathan) e Bolasie.
Técnico: Cláudio Tencati.