Com a vitória, o Criciúma permanece na 12ª posição, com 24 pontos. Na próxima rodada visita o Fortaleza, sábado, dia 10, no estádio Castelão, no Ceará. Já o Atlético Mineiro freia o bom momento na competição e segue na 9ª posição, com 28 pontos. No meio de semana, o Galo recebe o CRB pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. E no sábado, no Mineirão, faz clássico com o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro.
Antes da bola rolar, muita emoção no estádio Heriberto Hülse. A torcida carvoeira protagonizou bonitas homenagens ao atacante Eder, entre elas um mosaico erguido pela torcida organizada Os Tigres. Com a bola rolando, o Criciúma iniciou o confronto buscando justamente o homenageado da noite. Aos 5 minutos, Bolasie cruzou dentro da área, Eder dividiu com zagueiro, mas o árbitro gaúcho Jonathan Benkenstein Pinheiro marcou apenas tiro de meta.
Aos sete, Marcelo Hermes avançou pelo setor esquerdo de ataque e passou para Eder, que transferiu a jogada para Claudinho. O lateral observou a ultrapassagem de Bolasie e descolou o passe. Já no fundo do campo, o congolês cruzou buscando Eder, mas o bandeira já parava o lance por impedimento. Aos 9, em nova tentativa de Bolasie para Eder, a zaga mineira cortou o lance.
O Tigre seguiu seguro na defesa e anulando as tentativas de jogadas do Galo, que sempre tentava com Scarpa, Bernard e Paulinho. Mas, aos 13, o Atlético melhorou e assustou. Primeiro, Arana recebeu livre na entrada da área, mas errou o chute. Depois, o Criciúma se atrapalhou na saída de bola e Paulinho ficou com ela. O atacante arrematou forte, sem direção.
Hermes marca, árbitro anula
Marcelo Hermes novamente foi um dos destaques do Criciúma. (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C)
As duas equipes seguiram protagonizando um bom jogo no estádio Heriberto Hülse. Os ataques sempre trabalhando no toque de bola, mas as defesas também mostrando superioridade nas divididas. E aos poucos Hermes e Bolasie passaram a coordenar o setor ofensivo do Criciúma.
Aos 18, o lateral-esquerdo, aproveitando posicionamento mais adiantado, brigou pela bola na intermediária e ficou com ela. Ele mesmo arriscou o chute e finalizou com perigo, rente à trave direita do goleiro Matheus Mendes. Mais tarde, foi a vez de Bolasie. Praticamente do mesmo lugar do campo, ele chutou no canto esquerdo, mas o goleiro ficou com ela.
Antes do final do primeiro tempo, o lateral e o atacante ainda protagonizaram mais um lance de perigo. E desta vez por um detalhe que não tiraram o zero do placar. Bolasie cruzou da direita e encontrou Hermes na pequena área, como elemento surpresa. O lateral apenas teve o trabalho de escorar de cabeça para o fundo da rede, só que o bandeira pegou impedindo de Bolasie na origem do lance e o árbitro anulou o gol.
Chance lá, chance cá
O Criciúma impôs ritmo forte na volta do intervalo e o jogo ganhou emoção. Aos 3, Bolasie limpou a marcação e finalizou próximo ao travessão. Depois, Marcelo Hermes cobrou falta do lado direito, Bolasie desviou de cabeça e novamente ficou no quase. A bola saiu raspando a trave e se perdeu pela linha de fundo.
O Galo não deixou barato. Alan Franco mostrou qualidade e cruzou na medida para Vargas. O chileno cabeceou com liberdade, mas por cima.
Meritão marca e Eder sai de campo ovacionado
O confronto seguiu animado. Eder lançou Bolasie, que deixou o marcador na saudade e cruzou em cima do zagueiro. Marcelo Hermes cobrou escanteio no meio da área, a zaga não cortou e o volante Higor Meritão chutou firme, sem chances para Matheus Mendes. Time e banco do Criciúma correram para comemorar e saudar Eder, o nome da noite, que logo depois foi substituído por Allano e deixou o campo ovacionado pelo torcedor.
Atrás no placar, o técnico Milito trocou Otávio e Bernard por Fausto Vera e Zaracho, em clara tentativa de recuperar força no meio-campo. Aos 17, Vargas acionou Scarpa na entrada da área. O meia bateu firme e acertou a trave esquerda de Gustavo.
Wilker Ángel nas duas áreas
Zagueiro venezuelano marcou o segundo do Criciúma.
Dois minutos após quase sofrer o empate, o Criciúma ampliou o placar. Newton cruzou rasteiro, o zagueiro Wilker Ángel escorou com categoria e correu para o abraço. Mas o zagueiro mostrou que estava em noite inspirada e brilhou também dentro da área do Criciúma, evitando o gol do Atlético ao tirar a bola em cima da linha após cobrança de escanteio de Scarpa.
O Criciúma não parou. Bolasie e Allano perturbaram a zaga mineira e tiveram suas chances para aumentar o marcador. Depois, as alterações dos treinadores baixaram o ritmo do jogo, mas o Galo diminuiu nos acréscimos, com Cadu. O gol não reduziu o tamanho da festa e, na despedida de um de seus principais ídolos, o Criciúma fechou a noite com os três pontos.
Ficha técnica para Criciúma 2×1 Atlético Mineiro
Competição: Campeonato Brasileiro, 21ª rodada.
Data: Sábado, dia 3 de agosto.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
Horário: 20 horas.
Público: 15.642 torcedores.
Renda: R$ 626.820,00.
Arbitragem: O árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro apitou o jogo, auxiliado por Maurício Coelho Silva Penna e Tiago Augusto Kappes Diel. O trio é do Rio Grande do Sul (RS). André Ricardo Martins, do Paraná (PR), foi o quarto árbitro. Diego Pombo Lopes, da Bahia (BA), foi o árbitro de vídeo (VAR), auxiliado por Fabricio Porfirio de Moura, de São Paulo (SP), e Douglas Schwengber da Silva, do RS.
Cartão amarelo: Otávio, Junior Alonso (ATL).
Gols: Higor Meritão (12’ 2°T) e Wilker Ángel (19’ 2°T) (CRI); Cadu (50′ 2ºT) (ATL).
Criciúma: Gustavo; Claudinho (Ronald), Tobias Figueiredo, Wilker Ángel e Miguel Trauco (Walisson Maia); Higor Meritão, Newton, Fellipe Mateus (Jonathan) e Marcelo Hermes; Eder (Allano) e Bolasie (Marquinhos Gabriel).
Técnico: Cláudio Tencati.
Atlético Mineiro: Matheus Mendes; Saravia (Rubens), Alonso (Bruno Fuchs), Battaglia e Arana; Otávio (Fausto Vera), Alan Franco e Gustavo Scarpa; Bernard (Zaracho), Vargas (Cadu) e Paulinho.
Técnico: Gabriel Milito.