O Criciúma deixou escapar a vitória atuando no estádio Heriberto Hülse nos minutos finais do segundo tempo contra o Fluminense. Na noite gelada desta quinta-feira, dia 11, o Tigre abriu o placar com Matheusinho, mas viu os três pontos escaparem para o lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o empate por 1 a 1, a equipe carvoeira segue na 14° posição, com 17 pontos. Enquanto o Tricolor das Laranjeiras está em último lugar, com apenas oito pontos.
Na próxima rodada, o Criciúma encara o Corinthians, pela 17ª rodada. O confronto acontece nesta terça-feira, dia 16, às 21 horas, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Já o Fluminense enfrenta o Athletico Paranaense na 17ª rodada, porém o confronto ainda não há data para acontecer.
Primeiro tempo
O primeiro ataque do jogo foi do Criciúma. Claudinho e Newton trocaram passes pela linha lateral na direita e o volante cruzou a meia altura na área, Antônio Carlos afastou mal e a bola sobrou para o lateral carvoeiro, que novamente tentou alçar na área, mas a defesa carioca teve sucesso desta vez.
O Fluminense respondeu na sequência com Marquinhos. Saindo do campo de defesa, Paulo Henrique Ganso tocou para John Kennedy, que virou o jogo para Marquinhos. O atacante arrancou pela esquerda, deixou Marcelo Hermes no chão e chutou rasteiro, porém Gustavo caiu e fez a defesa.
O primeiro chute ao gol do Criciúma veio aos 8 minutos, com Fellipe Mateus. O lateral Claudinho arrancou pelo meio-campo e tocou no lado esquerdo para o meia tricolor, que tirou a marcação, chutou cruzado e rasteiro e Fábio fez a defesa.
Jogo morno
A equipe visitante buscou o corredor direito para tentar abrir o placar. Após John Kennedy deixar três marcadores para trás, o atacante tocou para Marquinhos, que cortou para a direita e chutou rasteiro, mas o goleiro Gustavo defendeu.
Aos 23, Bolasie tentou cruzar na área, porém a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. Marcelo Hermes cobrou o tiro de canto, porém a zaga afastou.
Gustavo salva o Criciúma
Os visitantes arrancaram pela esquerda com Diogo Barbosa, que tocou para Keno, que driblou Claudino, entrou na área e cruzou na medida para Paulo Henrique Ganso, que tentou uma bicicleta, mas Gustavo espalmou pela linha de fundo. O próprio Paulo Henrique Ganso cobrou o escanteio, mas a zaga do Criciúma conseguiu afastar o perigo.
O lateral Diogo Barbosa arrancou pela esquerda e tocou para Keno, que tentou ir à linha de fundo, porém foi parado por Rodrigo. A equipe tricolor quase abriu o marcador depois de cobrança de escanteio, aos 30. Paulo Henrique Ganso cruzou na área e Martinelli desviou de cabeça no primeiro poste, Gustavo observou a bola, que lentamente saiu pela linha de fundo.
Tigre cria chance de gol
A equipe carvoeira conseguiu envolver o time do Fluminense. A jogada iniciou pela esquerda, Marcelo Hermes tocou para Newton, que achou Fellipe Mateus dentro da área, que driblou e tocou rasteiro para Claudinho na direita, que cruzou na área, mas a bola passou por todo mundo e Bolasie apareceu sozinho no segundo poste e cabeceou para fora.
No lance seguinte, Fellipe Mateus recebeu de Rodrigo, que de longe tentou surpreender Fábio com um chute meia altura, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Quase…
O volante Newton recebeu pelo lado esquerdo, tocou para Fellipe Mateus, que inverteu a jogada para o lado direito com Bolasie. O camisa 11 arrancou e chutou no meio do gol, entretanto, a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 44, o Criciúma tentou arrancar pelo meio-campo com Fellipe Mateus, porém André cometeu falta no atleta carvoeiro. O próprio Fellipe Mateus alçou bola na área, porém pegou mal na bola e a defesa afastou o perigo.
Segundo tempo
O Fluminense começou a etapa final pressionando o Criciúma e tentando o ataque, mas foram os donos da casa que abriram o marcador. Matheusinho precisou de duas oportunidades para empurrar a bola para o fundo do gol aos 7 minutos. Após jogada pela direita de Rodrigo, o meia recebeu dentro da área, conseguiu tirar a marcação e chutar, Fábio espalmou e a bola voltou no pé de Matheusinho, que na segunda chance não desperdiçou e abriu o placar.
Depois de inaugurar o marcador, o Criciúma se lançou ao ataque. Depois de Barreto ganhar disputa de bola no meio de campo, ele tocou para Marcelo Hermes, que foi na linha de fundo e tentou o cruzamento para Bolasie, que apareceu no primeiro poste, mas a zaga do Fluminense conseguiu cortar o lance no momento certo e evitou o gol carvoeiro.
O primeiro chute ao gol do Fluminense veio aos 14 minutos, com Marquinhos. O camisa 77 recebeu pela direita e tentou cruzar para John Kennedy. Entretanto, o passe saiu forte e foi direto para o gol de Gustavo, que apenas fez a defesa.
Com poucos minutos em campo, Jan Lucumí tentou arriscar pelo lado esquerdo. O atleta do Fluminense deixou Marcelo Hermes para trás e tocou rasteiro para Martinelli, que entrou na área e tentou cruzar rasteiro. Gustavo, atento, ficou com a bola.
No lance seguinte foi a vez do Criciúma chegar ao ataque. Bolasie recebeu em profundidade no meio, cortou para a esquerda, entrou na área e tentou cruzar, mas o goleiro Fábio ficou com a bola.
Fábio salva o Fluminense
O lateral Claudinho recuperou a bola na defesa carvoeira, tocou para Newton que arrancou e passou para Matheusinho, que em profundidade lançou Bolasie. O camisa 11 arrancou pela direita, entrou na área e chutou forte, mas Fábio espalmou para o lado. Entretanto, a arbitragem assinalou impedimento do ataque tricolor.
O Fluminense tentou atacar o Criciúma utilizando o lado direito do gramado. O meia Paulo Henrique Ganso tentou tocar em profundidade para Jan Lucumí, porém Ángel conseguiu tocar para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Ganso cobrou curto com Samuel Xavier, mas o lateral devolveu a bola para o camisa 10, que alçou bola na área e Kauã Elias tentou duas vezes o chute, mas o goleiro Gustavo conseguiu ficar com a bola.
Aos 30, o técnico Cláudio Tencati mexeu na equipe duas vezes. Deixaram o gramado Fellipe Mateus e Arthur Caíke para as entradas do lateral esquerdo Trauco e do atacante Eder, respectivamente.
Fábio…
O Criciúma quase ampliou o marcador aos 33. Barreto pegou a bola no campo de defesa e arrancou pelo lado esquerdo, a marcação se preocupou com Matheusino e o volante carvoeiro foi avançando, até que na entrada da área chutou forte e Fábio espalmou para o meio da área, entretanto, não havia nenhum jogador do Tigre no rebote.
A equipe mandante fez mais duas substituições aos 38. Saíram o lateral Claudinho e o meia Matheusinho para a entrada de Ronald e Marquinhos Gabriel, respectivamente.
Fluminense empata
O Fluminense se lançou ao ataque nos minutos finais e conseguiu empatar a partida com Kauã Elias. Após cruzamento pela direita, Kauã Elias aparece sozinho no segundo poste e empurra a bola para o fundo do gol.
Após o gol, o técnico Tencati mexeu pela última vez. Sacou o lateral-esquerdo Marcelo Hermes para a entrada do atacante Allano.
Os dois times ainda tentaram buscar o ataque, mas a partida encerrou empatada.
Ficha técnica para Criciúma 1 x 1 Fluminense
Competição: Campeonato Brasileiro, 16ª rodada
Data: Quinta-feira, dia 11 de julho.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Horário: 20 horas.
Público: 11.486 pessoas
Renda: R$ 493.760,00
Arbitragem: O árbitro Anderson Daronco (FIFA), do Rio Grande do Sul, comandou a partida. Ele foi auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA) e Tiago Augusto Kappes Diel, de Aparecida de Goiânia (GO) e Ivoti (RS), respectivamente. Já o quarto árbitro foi Lucas Guimaraes Rechatiko Horn, do Rio Grande do Sul.
Na cabine do VAR, estiveram o árbitro Gilberto Rodrigues Castro Junior, de Recife (PE), sendo auxiliado por Herman Brumel Vani, de São José do Rio Preto (SP).
Gols: Matheusinho (7’2’T) (Cri); Kauã Elias (43’2’T) (Flu)
Cartões amarelos: André (44’1’T) (Flu); Newton (49’2’T), Barreto (50’2’T) (Cri).
Cartões vermelhos: Não teve.
Criciúma: Gustavo; Claudinho (Ronald), Rodrigo, Wilker e Marcelo Hermes (Allano); Newton, Barreto, Fellipe Mateus (Trauco) e Matheusinho (Marquinhos Gabriel); Bolasie e Arthur Caíke (Eder)
Técnico: Cláudio Tencati.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Antonio Carlos, Thiago Santos e Diogo Barbosa (João Henrique); André, Martinelli (Alexsander) e Paulo Henrique Ganso; Marquinhos (Douglas Costa), John Kennedy (Kauã Elias) e Keno (Jan Lucumí).
Técnico: Mano Menezes