Criciúma abre 2 a 0, mas cede empate contra o Bahia e chega ao quarto jogo sem triunfo
O Criciúma empatou mais uma partida dentro do estádio Heriberto Hülse e segue sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro como mandante e chega ao quarto jogo sem triunfo na competição. O Tigre chegou abrir o marcador por 2 a 0, mas cedeu o empate ao Bahia na noite deste domingo, dia 16, pela 9ª rodada. Os gols da partida foram marcados por Marcelo Hermes e Arthur Caíke para a equipe carvoeira e Everaldo e Caio Alexandre empataram para os visitantes.
Com o resultado, o Tigre segue na zona de rebaixamento em 18° lugar, com 6 pontos. Já o Bahia está em terceiro lugar, com 18 pontos. Na próxima rodada, o Criciúma enfrenta o Atlético-GO, na quarta-feira, dia 19, às 19 horas, no estádio Antonio Accioly, em Goiânia (GO). Já o Bahia, encara o Flamengo, na quinta-feira, dia 20, às 21h30, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Primeiro tempo
Com um gramado pesado e com acúmulo de água, as equipes tiveram dificuldade para trocar passes, principalmente no canto esquerdo do ataque do Criciúma. Mas pelo meio-campo o Tigre conseguiu jogo com Arthur Caike, que tocou em profundidade para Bolasie, que arrancou pela direita e cruzou rasteiro, mas o goleiro Marcos Felipe caiu e fez a defesa.
Aos 8 minutos, Marcelo Hermes arrancou pela esquerda e cruzou, a bola passou por todo mundo e sobrou para o zagueiro adversário, que tocou para a lateral. Jonathan cobrou para Rodrigo, que cruzou na medida para Arthur Caike. O atacante estava sozinho dentro da área e cabeceou no contrapé do goleiro, porém a bola saiu pela linha de fundo.
Mais uma oportunidade
O lateral Jonathan arrancou pela direita, foi à linha de fundo e cruzou na medida para Arthur Caike, mas o atacante tricolor pegou mal na bola e mandou para a linha de fundo.
O atacante Bolasie recebeu no meio-campo e arrancou, driblou o adversário e arriscou o chute rasteiro, porém o goleiro Marcos Felipe fez a defesa.
A primeira chance do Bahia veio aos 19. Após cobrança de falta ensaiada, Luciano Juba chutou forte, mas o zagueiro Rodrigo desviou de cabeça e mandou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Gabriel Xavier cabeceou, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Gol perdido
O Criciúma perdeu a chance de abrir o placar aos 25. Arthur Caike recebeu em profundidade, entrou na área e na tentativa de chutar, acabou se atrapalhando, mas a bola sobrou para Bolasie, que chutou e o goleiro Marcos Felipe espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a zaga do Bahia levou a melhor e afastou o perigo.
Lá e cá
Após sofrer pressão do Tigre, o Bahia se lançou ao ataque e também teve oportunidade de abrir o marcador. O Esquadrão de Aço chegou com perigo em descida de Everton Ribeiro, que tentou tocar para Thaciano dentro da área, mas Marcelo Hermes conseguiu afastar o perigo.
No lance seguinte, Tobias Figueiredo cometeu falta e Luciano Juba foi para a cobrança, mas a zaga carvoeira conseguiu afastar.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura..
O atacante Arthur Caike arrancou pela direita, mas foi parado por Gilberto. Marcelo Hermes cobrou na área, mas a zaga mandou para a linha de fundo. Hermes cobrou novamente o tiro de canto, a zaga afastou mais uma vez, porém sobrou para Jonathan na entrada da área, que tentou chutar e a bola bateu na mão do defensor do Bahia.
Marcelo Hermes foi para a cobrança da falta e surpreendeu o goleiro Marcos Fellipe. O camisa 22 bateu rasteiro e balançou as redes do Bahia.
Bahia no ataque
Depois de sofrer o gol, o Bahia tentou reagir e quase conseguiu. Após bate-rebate pelo alto dentro da área, Everaldo subiu mais que a defesa carvoeira, cabeceou fraco e Gustavo fez a defesa.
Aos 41, o Bahia tentou mais uma vez com Jean Lucas. Após troca de passes entre Everton Ribeiro e Jean Lucas, a bola sobrou para o camisa 6, que entrou na área e chutou, entretanto, o goleiro Gustavo fez a defesa no meio do gol.
Segundo tempo
O Tigre voltou diferente para o segundo tempo. O técnico Cláudio Tencati sacou Jhonatan, que sentiu um desconforto na coxa e mandou Claudinho para campo.
Tigre amplia o marcador
Com apenas um minuto no cronômetro, Arthur Caíke ampliou o marcador. Após bola alçada na área, a zaga do Bahia se atrapalhou e Gabriel Xavier perdeu o tempo da bola e deixou Arthur Caíke sozinho para empurrar a bola para o fundo do gol.
O Bahia tentou responder logo em seguida com uma cobrança de falta. Em jogada ensaiada, a bola sobra para Jean Lucas, que arriscou o chute, mas pegou mal e a bola saiu pela linha de fundo.
Bahia desconta
Os visitantes rodaram a bola em todo o campo até Cauly aparecer na lateral direita e alçar a bola na medida para Everaldo. O atacante aproveitou o erro de Tobias Figueiredo que subiu e não achou nada, mas Everaldo estava nas suas costas e de cabeça descontou o marcador.
Gustavo falha
O goleiro Gustavo recebeu a bola na entrada da área, demorou muito para pegar a bola e Thaciano chegou no lance e o camisa 1 do Tigre acabou cometendo falta e recebendo cartão amarelo. Na cobrança, Luciano Juba bateu direto e a bola saiu pela linha de fundo.
Gustavo expulso
Após a cobrança de falta do Bahia, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza deu o segundo cartão amarelo para Gustavo por cera e o camisa 1 acabou expulso.
Aos 19, o técnico Cláudio Tencati tirou Matheusinho para a entrada de Alisson.
Pressão do Bahia
O Bahia pressionou o Criciúma após a expulsão do goleiro Gustavo. Gabriel Xavier recebeu no meio-campo e arriscou de pé direito o chute, mas o goleiro Alisson espalmou para a linha de fundo.
Depois da cobrança de escanteio, Cauly toca para Caio Alexandre na entrada da área, ele chutou forte e empatou a partida.
O técnico Cláudio Tencati fez mais duas substituições aos 31. Saíram o atacante Bolasie e o volante Ronald para a entrada do meia Marquinhos Gabriel e o zagueiro Maia.
Tigre volta a atacar
O zagueiro Maia lançou Marcelo Hermes pela esquerda, o lateral ganhou na corrida do marcador e foi derrubado na linha de fundo. O próprio Hermes foi para cobrança e Newton cabeceou no segundo poste, a bola sobrou para Arthur Caíke, que tentou chutar, mas pegou mal e a bola saiu pela linha de fundo.
A última substituição do Criciúma veio aos 39. Deixou o gramado Arthur Caíke para a entrada do atacante Eder.
O Criciúma teve a última oportunidade da partida com Marquinhos Gabriel. O lateral Claudinho arrancou pelo meio, deixou dois marcadores para trás e tocou para Barreto, que entregou para o camisa 10. Marquinhos Gabriel entrou na área e chutou rasteiro, mas o goleiro Marcos Felipe fez a defesa em dois tempo.
Marquinhos Gabriel recebe bola em liberdade na área após contra-ataque do Criciúma e chuta para defesa difícil de Marcos Felipe.
Ficha técnica para Criciúma 2 x 2 Bahia
Competição: Campeonato Brasileiro da Série A – 9ª rodada
Data: Domingo, dia 16 de junho
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Horário: 18h30
Público: 8.661 pessoas
Renda: R$ 321.700,00
Arbitragem: O árbitro da partida foi Flavio Rodrigues de Souza (FIFA), de 43 anos. Auxiliado por Alex Ang Ribeiro (FIFA) e Leandro Matos Feitosa, o trio é de São Paulo. Já o quarto árbitro será Luciano da Silva Miranda Filho (CE).
Na cabine da VAR, esteve o árbitro de vídeo, José Cláudio Rocha Filho (VAR-FIFA), de São Paulo. Atuou do seu lado, André da Silva Bitencourt, do Rio Grande do Sul.
Cartão amarelo: Tobias Figueiredo (29’1’T), Gustavo (15’2’T), Eder (43’2’T) (CRI); Thaciano (42’2’T) (BAH)
Cartão vermelho: Gustavo (17’2’T) (CRI)
Gols: Marcelo Hermes (33’1’T), Arthur Caíke (1’2’T) (CRI); Everaldo (10’2’T), Caio Alexandre (26’2’T) (BAH)
Criciúma: Gustavo; Jonathan (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Newton, Ronald (Maia) e Matheusinho (Alisson); Bolasie (Marquinhos Gabriel) e Arthur Caíke (Eder).
Técnico: Cláudio Tencati
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Ademir), Gabriel Xavier, Cuesta (Rezende) e Luciano Juba; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas (Biel), Everton Ribeiro (Estupiñán) e Cauly; Everaldo e Thaciano.
Técnico: Rogério Ceni