“Não desistir até o jogo acabar”. A música da torcida Os Tigres nunca fez tanto sentido como na noite desta segunda-feira, dia 11. Os mais de nove mil torcedores que compareceram ao estádio Heriberto Hülse puderam acompanhar um jogo que entrará para a história do confronto entre Criciúma e Athletico Paranaense. A equipe visitante abriu o placar por 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas viu o Tigre duelar e virar a partida para 4 a 2. O duelo foi válido pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Rodrigo (duas vezes), Nicolas e Matheus Trindade para a time tricolor. Já Mendoza e Kauã Moares para o Furacão.
Com o resultado, o Criciúma subiu para sexto lugar, com 32 pontos, estando a dois do grupo de acesso à Série A. Já o Athletico Paranaense está em 12° lugar, com 26 pontos. Na próxima rodada, o Tigre encara o Athletic, na próxima segunda-feira, dia 18, às 21 horas, na Arena Sicredi. Já o Furacão recebe o Cuiabá neste sábado, dia 16, às 20h30, na Ligga Arena.
Primeiro tempo
A primeira chance do Tigre veio com Jhonata Robert. Em um ataque em velocidade, o camisa 10 do Tigre arrancou, fez tabela com Gui Lobo, entrou na área e cruzou rasteiro, mas Nicolas passou da bola e não conseguiu aproveitar a oportunidade. No lance seguinte, Jhonata Robert recebeu no meio-campo, avançou e arriscou o chute rasteiro, mas Santos fez a defesa em dois tempos.
Pressão carvoeira
Os primeiros três minutos foram totalmente do Criciúma e a equipe mandante teve mais uma chance com Nicolas. A zaga do Athletico Paranaense errou e a bola sobrou para Marcinho, que cruzou na medida para o centroavante tricolor, que cabeceou e a bola passou perto do poste esquerdo.
Aos 5, o Tigre teve um gol anulado. Diego Gonçalves cruzou rasteiro do lado esquerdo, Jhonata Robert apareceu no meio da área e chutou forte para balançar as redes de Santos, mas a arbitragem assinalou impedimento no início da jogada.
Pênalti
Kauã Moares cruzou na área pelo lado direito, a bola bateu no braço do volante do Matheus Trindade e o árbitro assinalou a penalidade. O árbitro de vídeo chamou o juiz João Vitor Gobi para rever o lance e ele manteve o pênalti.
Mendoza foi para a cobrança e de perna esquerda conseguiu deslocar o goleiro Alisson para abrir o placar.
Quem não faz… leva dois!
O Criciúma estava melhor em campo, criando oportunidades, mas o Athletico Paranaense precisou de dois minutos para fazer dois gols. Zapelli lançou em profundidade nas costas do zagueiro Luciano Castán para Kauã Moraes, que dominou dentro da área e chutou na saída do goleiro.
O Athletico Paranaense quase ampliou o marcador aos 39. Viveros recebeu de Zapelli, chutou à meia altura e a bola explodiu no poste direito. Ela voltou para Patrick que ainda chutou rasteiro no meio do gol e Alisson fez a defesa.
Tigre desconta
O Criciúma se lançou ao ataque e Marcinho foi puxado na lateral direita. Jhonata Robert alçou bola na área, mas passou por todo ataque e sobrou para Diego Gonçalves, que cruzou na área e a zaga desviou para a linha de fundo. Jhonata Robert cobrou o tiro de canto e, no bate-rebate, a bola sobrou para Rodrigo, que de cabeça empurrou a bola para o fundo do gol.
Pressão carvoeira
Jhonata Robert recebeu no lado direito, arrancou e deixou dois para trás, mas acabou sendo derrubado. Ele mesmo cobrou na área, Rodrigo desviou de cabeça para Diego Gonçalves, mas o atacante tricolor estava impedido.
Segundo tempo
O Criciúma voltou diferente para a etapa final. O técnico Eduardo Baptista sacou o zagueiro Benevenuto e mandou a campo o atacante João Carlos.
Empate
A equipe mandante voltou para o segundo tempo buscando o empate e logo aos seis minutos, Diego Gonçalves sofreu o pênalti. O atacante carvoeiro recebeu na área e Zapelli acabou dando um tranco nas costas do atleta tricolor. Nicolas foi para a cobrança e deslocou o goleiro Santos, que caiu para o lado esquerdo e a bola para o direito.
Aos 12, o clima esquentou. Após falta de Marcinho em Luiz Fernando, os atletas discutiram e o lateral do Tigre recebeu cartão amarelo.
Virada do Tigre
O Criciúma pressionava, buscava o ataque, e aos 20, virou o placar. Felipinho foi na linha de fundo e cruzou na área, a defesa do Athletico afastou mal e a bola sobrou para Matheus Trindade, que não desperdiçou e chutou forte no meio do gol, colocando o Tigre em vantagem.
A equipe tricolor aproveitou a virada e se lançou ao ataque para ampliar o marcador. Jhonata Robert entrou na área pelo lado direito, pedalou e cruzou rasteiro, mas a bola passou por toda área e saiu pela linha de fundo.
Jogada ensaiada
O meia Jhonata Robert cobrou escanteio na entrada da área, Marcinho apareceu sozinho e chutou, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo. Em nova cobrança de escanteio, Jhonata Robert alçou na área, Nicolas desviou de cabeça, mas a arbitragem assinalou impedimento.
No lance seguinte, Diego Gonçalves recebeu em profundidade pela esquerda, avançou e chutou, mas pegou mal na bola, que saiu pela linha de fundo.
Substituições no Tigre
Aos 34, o técnico Eduardo Baptista mexeu duas vezes. Deixaram o gramado Jhonata Robert e Nicolas para as entradas de Jean Carlos e Borasi, que fez sua estreia com a camisa carvoeira.
Capitão duas vezes
Ele está no Criciúma há quatro anos, tem mais de 200 jogos e chamou a responsabilidade no momento difícil. Rodrigo marcou no fim do primeiro tempo e balançou as redes novamente aos 36 da etapa final. Felipinho cruzou na área, Diego Gonçalves desviou de cabeça, o zagueiro carvoeiro dominou no peito e chutou forte para o fundo das redes.
Rodrigo celebra o gol do Tigre ao lado de Diego Gonçalves.
Aos 40, o Criciúma mexeu mais uma vez. Saiu Gui Lobo para a entrada de Luiz Henrique.
Gol anulado
O Athletico Paranaense descontou o marcador aos 44, mas a arbitragem anulou. Esquivel cobra falta para a área e Benavídez sobiu sozinho e cabeceou firme, entretanto, ele empurrou o defensor carvoeiro e o árbitro de vídeo chamou o juiz da partida para analisar o lance no VAR, com isso, o árbitro marcou a falta.
O técnico Eduardo Baptista mexeu na equipe tricolor aos 47. Saiu o atacante Diego Gonçalves para a entrada de Sassá.
Nos minutos finais, o Criciúma conseguiu segurar a pressão adversária para conquistar três pontos.
Ficha técnica Criciúma 4 x 2 Athletico Paranaense
Criciúma: Alisson; Benevenuto (João Carlos), Rodrigo e Castán; Marcinho, Matheus Trindade, Gui Lobo (Luiz Henrique), Jhonata Robert e Felipinho; Diego Gonçalves (Sassá) e Nicolas.
Técnico: Eduardo Baptista.
Athletico Paranaense: Santos; Benavídez, Léo e Esquivel; Kauã Moraes (Belezi), Felipinho (Leozinho), Patrick, Steven Medoza, Zapelli (Giuliano) e Dudu (Luiz Fernando).
Técnico: Odair Hellmann










